Pular para o conteúdo
26/07/2010 / Marcio Kohara

Só pra ficar claro…

Ah, claro. Só mais uma coisinha que acho que não ficou claro no texto abaixo. Eu acho que o jogo de equipe faz parte no automobilismo. Se não, não seria uma equipe, seria cada um por si. Nesse momento, a equipe pode fazer frente aos dois por si da Red Bull. Então, se é do interesse da equipe dar mais pontos e colocar o Alonso na briga do título, que assim seja feito.

E o papo sobre esportividade? Ficou na cara o que aconteceu. Mas também tem vários exemplos de jogo de equipe que a FIA permitiu, mesmo depois da aplicação do famigerado artigo 39.1 do Regulamento esportivo da FIA. Sem pensar muito, aconteceu  na Turquia em 2005 -Alonso passa Fisichella-, no Brasil em 2007 -Kimi passa Massa nos boxes-, em Cingapura em 2008 -Nelsinho bate, Alonso ganha-, Turquia neste ano -“nível de consumo crítico, Button. Reduza o ritmo [e não ataque mais o Hamilton]”… Enfim, exemplos de jogo de equipe feitos das mais diversas formas não faltam na história da Fórmula 1. E, quando as ordens de equipe não surgem, acontece o que se viu no próprio GP da Turquia desse ano, com os dois pilotos da mesma equipe se trombando no meio do caminho e todos reclamando da “falta de profissionalismo” dos envolvidos.

Ok, as equipes poderiam ter um pouco de bom senso ao fazer isso? Pode até ser, mas não é tão hipócrita quanto pensar assim? Ah, vale na última etapa e não vale no meio do campeonato, quando o sonho do título acabou para um piloto e pro outro não. Pode ter acabado para os dois? Até pode. Mas não sou eu nem você quem vai definir isso. É a própria Ferrari.

Acho que tudo isso seria melhor digerido se o Alonso tivesse realmente atacado o Massa na pista. Tentasse uma, duas, três vezes a ultrapassagem. Depois a equipe diria que o desfecho melhor era um deixar o outro passar, de uma forma qualquer. Só que não foi isso o que aconteceu. Ficou claro que o espanhol agiu nos bastidores e ganhou a posição no grito. Por isso ficou o gosto de marmelada. Mas o resultado final não seria diferente, já que Alonso tinha um carro capaz de andar mais rápido do que o de Felipe.

Na situação atual, o jogo de equipe só dá vantagens à equipe que se utiliza dele. Resolve uma briga entre companheiros de equipe de forma rápida e sem perda de tempo se comparado aos adversários na pista, como foi Vettel na corrida. Se não querem que isso aconteça mais, causem danos às equipes que o fazem. Que dê algum prejuízo esportivo para as equipes… Não fique apenas na punição “moral” -afinal, qualquer um sabe que “moral” não existe na F-1. E se não querem que este tipo de manobra não aconteça mais, punam os envolvidos. Mas punam de verdade. Dar multa de valor equivalente a uma semana de trabalho do Alonso não adianta nada. Desclassifiquem. Digam que isso não será tolerado. So que aí quero ver a coragem de fazer isso depois, quando outra equipe fizer algo parecido com o que a Mclaren fez na Turquia. Pq é praticamente a mesma coisa. Só não é tão explícito como o que aconteceu hoje.

Pra mim, o que na verdade foi de embrulhar o estômago em tudo isso foi o teatrinho que se sucedeu. Alonso perguntando via rádio se o Massa teve algum problema. Massa dando banho de champanhe em todo mundo -menos no Alonso- e fazendo biquinho no pódio… Enfim, se a equipe tem coragem de fazer o que faz, deve ter hombridade para assumir o que fez. Ah, não poderia porque a FIA ia punir. Mas a farsa foi tão mal feita que ninguém acreditou na veracidade de nenhum dos atos. E até mesmo a FIA, que faz ouvidos moucos ao jogo de equipe, foi obrigada a tomar alguma atitude. Até foi justo. E foi contra a Ferrari, mesmo com a pressão contra nos bastidores da prima donna da categoria.

Se vai acontecer alguma coisa além da multa de 100 mil euros? Afinal o bafafá vai pro Conselho Mundial. Pessoalmente duvido que passe da tal “reprimenda moral”…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: