Pular para o conteúdo
30/07/2010 / Marcio Kohara

Preview [WRC] – Rali da Finlândia

Neste final de semana o WRC volta a ativa com a disputa do Rali da Finlândia. A etapa nórdica é um dos pontos altos da temporada para os profissionais, já que a maior parte dos pilotos e navegadores que disputam o Mundial tem na Finlândia o seu país natal. Mikko Hirvonen, Jari-Matti Latvala e Kimi Raikkonen são os representantes do país se contarmos as principais equipes. Mas não é só por isso.

A Finlândia é, além de ser o país da sauna, da lingua complicada e da Nokia, o país do rali. Exagero meu? Negativo. Para começo de conversa, são três pilotos entre os quase dez participantes regulares do campeonato. E nem estou contando a história do país na competição. São impressionantes 14 títulos mundiais em 33 campeonatos -lembrando que o título de pilotos só começou a ser distribuído em 1977. Evidentemente que todos os finlandeses são malucos pelo esporte -que é o esporte nacional local.

Claro que, para honrar o status de país do rali, a etapa local tem que ser espetacular. E o evento não decepciona. Esta é uma edição comemorativa, afinal o evento que era conhecido como o Rali dos 1000 Lagos chega a sua 60ª edição. Disputado desde 1951, faz parte do calendário do WRC desde a organização do campeonato -em 1973-, sendo o evento mais tradicional que integra o calendário do Mundial. O rali é baseado em Jyvaskyla, uma cidade conhecida pela excelência no seu sistema de ensino -chamada de Atenas da Finlândia. A cidade fica na região central da Finlândia, 270 km ao norte de Helsinque, e tem como uma de suas principais atrações o lago Päijänne. O parque de serviço do rali será o Centro de exposições Paviljonki.

O evento é marcado pelas altíssimas velocidades alcançadas nas estradas de terra batida no meio da floresta de Taxus que circunda a região. Por isso mesmo o evento é conhecido como o “Grande Prêmio de terra batida”. Existem alguns segredos para se andar bem na Finlândia. E eles são tão bem guardados que são poucos os forasteiros que conseguiram vencer na Finlândia. Apenas quatro não nórdicos venceram por lá: Carlos Sainz (1990), Didier Auriol (1992), Markko Märtin (2003) e, claro, Sébastien Loeb (2008).

Além de correr numa velocidade quase insana sem destruir os carros nas gigantescas árvores que cercam a pista, os pilotos ainda tem que voar. Voar? Sim, uma das principais características do evento são as rampas, que fazem os carros voar. O segredo é voar o mais longe possível, passando pelas rampas o mais rapidamente possível. Mas o segredo está em saber o limite do carro, e decolar e pousar sem destruir o próprio carro. Há uma competição informal para ver qual o piloto mais destemido. Nela, os torcedores computam os saltos de todos os pilotos num ponto pré-determinado para ver quem vai mais longe. Quem vai mais longe vence.

A grande atração desta edição do evento será a participação do tetra-campeão mundial Juha Kankkunen (1986, 1987, 1991, 1993), que volta depois de oito anos de inatividade. O finlandês de 51 anos terá como companheiro o navegador Juha Repo e terá a disposição um dos carros da Stobart-Ford. Kankkunen disse que a sua meta é tentar bater Kimi Raikkonen, brigando para somar alguns pontos no rali. A conferir.

Ficha técnica:

Rali da Finlândia (Neste Oil Rally Finland)

8ª etapa do Campeonato Mundial de Rali/WRC
Dias: 29 a 31 de julho
Categorias: WRC, P-WRC, S2000
Cidade sede: Jyväskylä, Finlândia
Superfície: Terra batida
Último vencedor: Mikko Hirvonen (2009)
Estágios: 19 (310.29 km)
Deslocamento total: 1307.87 km
Especial mais longa: Väärinmaja, 29.29km (SS13)
Site oficial: http://www.nesteoilrallyfinland.fi/en

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: