Pular para o conteúdo
14/08/2010 / Marcio Kohara

Silly Season – MotoGP [parte 2 e final]

Ontem cedo publiquei a primeira parte do texto sobre a Silly Season da MotoGP. Pois bem, agora estamos de volta para falar sobre a situação das outras equipes, como as oficiais Fiat-Yamaha, Ducati e Suzuki, além de especular um pouco sobre as equipes satélites, sempre dependentes das matrizes para conseguir alguma coisa.

A Fiat-Yamaha ainda não definiu oficialmente a sua dupla de pilotos para o ano que vem, mas o anúncio é iminente -se espera uma palavrinha do pessoal da Yamaha para este final de semana, no GP da República Tcheca, na pista de Brno. Jorge Lorenzo foi assediado pela Honda para que se mudasse para a sua equipe oficial. Mas a Yamaha se fez prevalecer e fechou com ele. Já o casamento de seis anos entre Valentino Rossi e a fábrica japonesa parece estar chegando ao fim. Não é nenhuma surpresa, já que a parceria, tão positiva para ambos os lados, vinha apresentando sinais de desgaste, principalmente com a evolução do espanhol.

Por outro lado, o Doutor já teria tudo certo para realizar um velho sonho dos italianos, ir pilotar uma Ducati. Rossi deve fazer o anúncio de seu futuro depois do GP da República Checa, em Brno, neste final de semana. O problema para a Yamaha é que parte importante do staff técnico também estaria de saída, com Davide Brivio (Chefe de Equipe) e Jeremy Burgees (preparador) se juntando a Rossi na Ducati. Mas, por outro lado, significa que o programa da Yamaha deixa de ser dividido em dois, dando um alívio nos bolsos do pessoal da empresa sediada em Hamamatsu, Shizuoka.

O norte-americano Ben Spies, atualmente na satélite Tech-3, ainda não foi anunciado como piloto da Fiat-Yamaha para a próxima temporada. Mas se tem como praticamente certo que ele é o escolhido para ser um dos pilotos da equipe oficial da montadora nipônica desde o ano passado. Para vencer a enorme disputa que havia para atrair Spies, a Yamaha ofereceu no acordo a possibilidade de ascenção para a equipe oficial em dois anos -com a passagem pela equipe satélite apenas para cumprir a exigência existente na regra.

Com a saída de Rossi, a patrocinadora principal da equipe Yamaha também estaria de saída. A Fiat patrocina a equipe japonesa, obviamente, para ligar a sua marca a Valentino Rossi. Sem o Doutor por lá, o apoio da Fiat perde o sentido e por isso os italianos estariam deixando a equipe. Um problema para a equipe? Talvez não, já que a Telefonica-Movistar e a Petronas brigam para aparecer na carenagem das motos que Lorenzo e Spies guiarão no ano que vem.

Entre as equipes menores, fica a dúvida sobre a continuação do programa da Suzuki, que cada vez investe menos no Mundial. Loris Capirossi estaria de partida para a Pramac (equipe Ducati privada), sobrando Alvaro Bautista, espanhol que subiu da 250cc no último ano.

Quem estaria de saída seria Marco Melandri, da Gresini, que poderia ir para a BMW na SuperBike (e voltar com os alemães para a MotoGP em 2012). Para o seu lugar, um dos nomes cotados seria o de Andrea Dovizioso, que estaria sendo dispensado pela HRC. A outra vaga da Gresini seria mantida, com Marco Simoncelli. A LCR-Honda deve perder Randy de Puniet -que vinha fazendo uma boa temporada antes de quebrar a perna na Alemanha- para a Yamaha Tech-3, entrando no lugar de Ben Spies. A outra vaga da equipe francesa poderia ser ocupada por Cal Cruthlow, inglês, estreante e a atual sensação da SBK.

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. Ron Groo / ago 15 2010 3:33 pm

    Pois é, ao menos em parte a silly já começou a ser esclarecida…
    Valentino é piloto Ducatti.

    • mkohara / ago 17 2010 2:51 am

      Fato. Merece um texto.

      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: