Pular para o conteúdo
21/09/2010 / Marcio Kohara

Uma escada para o topo

Na calada da noite, um anuncio estranho. Jerome D´Ambrosio conseguiu uma vaguinha na Virgin como terceiro piloto e inclusive participará das sessões de sexta das próximas etapas. Vaga comprada, emprestada… Enfim. O fato é que o piloto belga dirigirá um dos carros da Virgin nas sessões das manhãs de sexta-feira nos Grandes Prêmios de Cingapura, Japão, Coreia e Brasil -Abu Dhabi não faz parte do acordo porque as últimas etapas do campeonato da GP2, série em que o belga compete, serão disputadas lá.

Aqui no Brasil, este anuncio foi lido como uma forte ameaça a vaga de Lucas di Grassi para o próximo ano, já que o belga chegaria com dinheiro suficiente para tomar a vaga do brasileiro. É uma possibilidade, já que di Grassi não teria arrumado tantos patrocínios quanto necessários para a equipe e correria riscos para o ano que vem -já que Timo Glock já foi confirmado. É ruim para o brasileiro, também, porque ele perderá 90 minutos de prática em pistas que ele nunca pilotou -caso das asiáticas. Por outro lado, talvez não seja para tanto escândalo. Se por um lado a Virgin não está recusando a entrada de dinheiro em troca da venda das vagas de seus carros, o que não é uma boa noticia, não seria só isso o que moveria a entrada de D´Ambrosio.

Segundo o jornalista inglês Joe Saward, a ideia inicial do belga não seria tomar a vaga do brasileiro ou do alemão Timo Glock para 2011. Mas simplesmente completar os 300 kms pilotados em 90 dias sem fazer besteiras necessários para tirar a sua super-licença e ficar de prontidão para uma das vagas mais cobiçadas do momento na categoria, a vaga na Renault. No comunicado, um detalhe interessante. D´Ambrosio agradece a Virgin Racing e a Gravity Sport Management pela oportunidade. Ok, a Virgin a gente sabe quem é. Mas o que seria a Gravity Sport Management? Esta seria a empresa de gerenciamento de talentos de… Gerard Lopez, o luxemburguês que também é dono do fundo Genii e sócio majoritário da equipe Renault de Fórmula 1. Ou seja, D´Ambrosio segue ligado a Lopez, que deu ao belga a chance de estrear na Fórmula 1. Por sua vez, Lopez teria dado uma grana à Virgin, que não teria lá uma situação financeira tão segura assim a ponto de recusar este tipo de barganhas… Deu no que deu.

Se não aparecer nenhum candidato mais forte -leia-se com bolsos cheios e capaz de fazer o carro amarelo e preto andar- a sonhada vaga na Renault pode sobrar para o belga, que ainda por cima teria o lado bom de poder viabilizar a aparição de mais espectadores para o GP mais querido da temporada, o GP da Bélgica. Num momento em que aparece um Kimi Raikkonen disposto a deixar a vida feliz que leva no WRC pelo sacrifício de embolsar 30mi de Euros por temporada e a outra opção é o russo Vitaly Petrov, que vive uma temporada medíocre, outra opção é bem vinda, ainda mais sendo cliente da empresa. Se o plano A não der certo para o belga, a Renault segue aumentando o portfólio de equipes clientes, e ele pode se tornar uma boa opção para a vaga de uma Lotus da vida -a se levar em conta a temporada pífia de Jarno Trulli, por exemplo. A Virgin seria uma opção um tanto exótica neste momento, mas, para o belga, serviria para não restringir as opções neste momento. E, para a equipe seria interessante para mostrar para di Grassi que ele vai precisar arranjar outros patrocinadores para bancar a sua vaga na equipe novata, sob o risco de ficar a pé no ano que vem. Ou seja, a renovação não é tão automática assim.

Ou seja, D´Ambrosio, neste momento, seria o piloto do atual grid da GP2 mais em condições de ‘dar o passo a frente na carreira sem estar à beira do precipício’ e estrear na principal categoria da Fórmula 1 no ano que vem. Se vai dar certo? Só Deus sabe. Mas, pelo menos uma estratégia interessante o belga de 24 anos de idade parece ter no bolso.

One Comment

Deixe um comentário
  1. Ron Groo / set 21 2010 3:41 pm

    Eu prevejo um brasileiro desempregado. E nem sou o pai Tião…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: