Pular para o conteúdo
30/09/2010 / Marcio Kohara

Preview [WRC] – Rallye Alsace-Vosges – Rali da França

O tradicional Tour de Corse não é mais a casa francesa do WRC, depois de fazer parte de todas as edições do Campeonato Mundial de Rali disputadas até 2008 -2009 o evento não fez parte do calendário em decorrência do rodízio de eventos inventado pela FIA de Max Mosley…Mas no final do ano passado, a Federação Francesa de Automobilismo fez uma eleição para decidir qual seria o evento que representaria a França no Mundial de Rali e escolheu Estrasburgo como sede da etapa do WRC.

A constatação que pode ser feita é que o Mundial de Rali deixa a cidade natal de Napoleão Bonaparte e agora será realizada nas terras do outro imperador: Sebastien I, o demolidor, que é filho da Alsácia, região onde será realizado o rali da França a partir deste ano. As características das estradas de Estrasburgo não lembram o asfalto sujo e as intermináveis sequencias de curvas que caracterizavam o evento corsicano. Será mais parecido com o Rali da Catalunha, a próxima etapa do Mundial. Asfalto limpo, altas médias de velocidade, menos curvas. Mas ainda assim é um evento de asfalto, da forma como os franceses gostam.

Antes de seguir, um detalhe. Pessoalmente eu prefiro chamar os ralis com os seus nomes originais. Não gosto de chamar os ralis pelo nome do país, porque acho que isso tira um pouco da personalidade dos eventos -apesar de ajudar a FIA a consolidar a ideia de que se trata de um Campeonato Mundial. Por isso mesmo mantive o nome tradicional do rali na chamada (Alsace-Vosges), da mesma forma que eu preferia chamar o seu antecessor de Tour de Corse a Rali da França (que fazia parte do nome do evento) e como o Rali da Catalunha a Rali da Espanha…E, com tradicionalista que sou, também não gostei muito da mudança da etapa francesa de lugar. O chamado rali das dez mil curvas poderia continuar no calendário do WRC.

Pois bem. E o que esperar de mais este rali de asfalto? Um show de Sebastien Loeb? Seria a aposta mais sensata, já que, nos últimos quatro anos, o vencedor do rali da França sempre foi o francês. E ainda mais se considerarmos que… Bom, é o quintal da casa do sujeito, não é mesmo? [N.R.- Loeb nasceu em Haguenau, a 30 kms de Estrasburgo]. Foi lá onde Loeb aprendeu a dirigir e conhece as características das estradas utilizadas de forma natural. De toda a forma, Loeb ainda não tem o título assegurado, e claro que pretenderá conquistá-lo em grande estilo.

Ficha técnica:

Rallye Alsace-Vosges – Rali da França

11ª etapa do Campeonato Mundial de Rali/WRC
Dias: 30 de setembro a 03 de outubro
Categorias: WRC, JWRC, PWRC e SWRC
Cidade sede: Estrasburgo, França
Superfície: Asfalto
Último vencedor: Sebastien Loeb (2008 – Tour de Corse)
Estágios: 20 (351.80 km)
Deslocamento total: 1268.80 km
Especial mais longa: Kamuycep 1 e 2, 33.66km (SS12 e 15)
Site oficial: http://www.rallyjapan.jp/e/

(imagens: wikipedia e motorsport.com)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: