Pular para o conteúdo
20/10/2010 / Marcio Kohara

Dá para passar rasteira em anão?

Na FIA parece haver uma tentativa, diz o site italiano 422race.com, repercutido por Joe Saward e pelo FormulaUK do amigo Mike Vleck ontem. Segundo o site italiano, Max Mosley teria resolvido mostrar para o mundo que ele não está morto. E, tal qual o Jason, voltará para assombrar os vivos. [mode risada maligna on] MHWA-HA-HA-HA-HA [mode risada maligna off].

Depois de alguns meses submerso na obscuridade, o ex-mandatário estaria mexendo os seus pauzinhos para voltar a ocupar a cadeira de Presidente da FIA. Para isso, teria que passar a perna no anão francês mais famoso do mundo, Jean Todt -também conhecido por ser namorado de Michelle Yeoh. [NR. O segundo anão francês mais famoso do mundo, como todos sabem, é a simpática versão de jardim que ilustra a foto, do filme “O fabuloso destino de Amelie Poulain”. Depois aparecem sujeitos como Napoleão Bonaparte e Alain Prost]

A cerimônia da passagem do rodo seria realizada na Assembléia Geral da FIA, no próximo dia 5 de novembro, na sede da FIA, na Place de la Concorde, centrão de Paris. A acusação surgiu numa carta anônima, enviada por um tal de David Smith para Todt e para outros membros do alto escalão da Federação. A carta acusa Todt de não estar trabalhando, de estar se dedicando mais ao seus negócios e que deveria deixar o cargo.

O fato, segundo Saward, é que pessoas próximas a Mosley negaram que o inglês tenha alguma responsabilidade sobre a carta. Mas parecem haver setores, mesmo no lado esportivo, que não estão satisfeitos com a gestão Todt, ou com a própria eleição do francês -incluindo aí outro anão, Bernie Ecclestone. O Pitpass trás alguns depoimentos off the record interessantes neste artigo, como o de um sujeito que diz que acha que Todt é ‘um sujeito impopular, que começou a fazer coisas impopulares’.

Todt, de fato, começou a trabalhar assuntos impopulares como cortes de despesas, reestruturação dos Conselhos Mundiais de categorias (como a F-1, o WRC, WTCC e outros). Seriam assuntos que mexeriam nos interesses de muitos dos que estão ali pendurados há muito. E, inclusive, num tal de Bernie Ecclestone, que tirou os últimos dias para falar bastante sobre ditaduras, Olimpíadas, ascensão do terceiro mundo, decadência da Europa… Ou seja, bons jogos de cena para tirar foco do que realmente importa…

Claro. Não dá para imaginar, nesse momento, que a FOM vai romper com a FIA. Ou que Ecclestone vai pular na jugular de Todt, ambos vestidos com uniformes de lutadores de luta livre, num ringue de gel montado no meio da Place de la Concorde. Mas é o sinal de um distanciamento. Interessante e até inusitado. E que começa a ter alguma materialidade.

Não vai ter um ringue de gel. Mas que a Place de la Concorde vai estar sob os olhos do mundo para acompanahr o desenrolar dos fatos, ah, isso vai.

4 Comentários

Deixe um comentário
  1. Speeder_76 / out 20 2010 10:25 pm

    Gostei. Curiosamente, acabei de escrever isso mesmo no meu blog (decidi dar uns dias para falar sobre o assunto, e parece que coincidimos…) Agora, como tu dizes… a quem isto interessa? A minha teoria é que em 2011 será discutido o novo Acordo da Concórdia. E já sabes qual é o principal assunto que está em cima da mesa.

    Ah! Vá vendo o Mike. Falei esta noite com ele e até mostrei o meu artigo “in advance” (nunca me aconteceu isso, confesso…) mas ele gostou. Veremos o que traz o dia de amanhã…

    • mkohara / out 21 2010 5:30 pm

      Opa. Valeu, Speeder. 😉

  2. Ron Groo / out 21 2010 2:26 pm

    Ok, o velho Max, escudado ou escudando o velho Ecclestone começaria a demolir a imagem do piloto de autorama, protótipo do Topo Gigio, se a coisa ficar insustentável, ele pode cair? E se cair, a tia velha pode voltar? E se não voltar, a FIA pode perder a F1? E se perder? Como fica a categoria?
    Perguntas que não querem calar depois de nossas conversas…

    • mkohara / out 21 2010 5:34 pm

      Se ficar insustentável, pode cair sim, Ron. E, se cair, a tia véia pode voltar.

      Na verdade ainda não tem muita coisa clara nessa confusão toda. Hoje mesmo o Max apareceu negando tudo pro Pitpass.

      Ou seja, a briga é nos bastidores por enquanto. Mas vai dar uma apimentada na reunião do dia 5/11. Se costumam ser servidos chá com torradas, poderemos ter um chá com porrada inesperado lá. =P

      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: