Pular para o conteúdo
16/12/2010 / Marcio Kohara

O melhor de todos os tempos…

Qual é o melhor piloto da história da Fórmula 1? Eis aí a pergunta que move inúmeras e intermináveis discussões entre os torcedores da categoria. Michael Schumacher? Juan Manuel Fangio? Alain Prost? Ayrton Senna? Nelson Piquet? Gilles Villeneuve? Ronnie Peterson? Jackie Stewart? Enfim, são muitos os candidatos, mas nem sempre as formas de comparação são as mais justas ou corretas, afinal a base de comparação não é exatamente a mesma. Schumacher ganhou sete títulos, ganhou inúmeras corridas, mas sua carreira está durando muito mais corridas do que a de Fangio. O argentino venceu quase metade das corridas que disputou, mas havia como trocar de carros naquela Fórmula 1 de priscas eras e ele se beneficiou desta brecha no regulamento por algumas vezes. E Senna? Fez muitas poles, ganhou muitas corridas, tinha uma tocada empolgante, mas morreu antes de conseguir conquistar mais do que três títulos. Stewart, que abandonou a carreira na centésima corrida apesar de ainda estar no auge… Peterson e Gilles e suas tocadas pouco ortodoxas…

Enfim, são muitas as variáveis e fica difícil comparar pilotos de épocas diferentes num único ranking. E este é um tema que rende inúmeras discussões em diversos blogs e foruns da internet, como o Fórum Velocidade, onde conheci o reponsável pelo assunto do texto. Apenas títulos? Apenas vitórias? Enfim, qualquer forma de cálculo utilizando apenas títulos, vitórias e quaisquer outro tipo de estatística não é tão abrangente como se utilizar todos. E quanto aos que tiveram poucos GPs, como Juan Manuel Fangio, que teve apenas 51 largadas? Ficam por isso mesmo?

Levando em conta tudo isso, um apaixonado pela Fórmula 1 e por números acredita ter criado uma fórmula capaz de classificar todos os 736 pilotos que fizeram a história das 61 temporadas da principal categoria do automobilismo mundial pegando como base os resultados alcançados em pista. O ranking foi criado por Ricardo Boleira, após um extenso trabalho de captação de dados, formou o seu próprio ranking, o Ranking Ric Bol. Basicamente, o ranking criado por ele é a soma de dois rankings parciais, o ranking absoluto e o percentual. O absoluto é uma compilação de todos os resultados de pista, enquanto o percentual leva em consideração o aproveitamento do piloto nas corridas em que participou -não importando o número de corridas. Há algumas distorções, como a grande vantagem dos pilotos que tiveram participações esporádicas na categoria -ou mesmo dos que participaram apenas das 500 Milhas de Indianápolis na década de 1950, quando os resultados daquela competição foram computados para o Mundial da Fórmula 1. Mas até aí, pilotos com carreiras longas mas sem grandes resultados na categoria, como Rubens Barrichello e David Coulthard, por exemplo, também aparecem em rankings multimodais de melhores da categoria sem ter sido contendores de títulos.

Quanto ao líder do ranking, não há surpresa, afinal, Michael Schumacher é um sujeito quase imbatível neste tipo de levantamento. Mesmo que tenha corrido tanto tempo na categoria, e mesmo tendo feito uma temporada medíocre neste ano de 2010, ainda se mantém com folga na liderança deste ranking. Juan Manuel Fangio, Alain Prost e Ayrton Senna em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente, também não. Talvez a cause estranheza a presença, no top 10 do ranking, de Bill Vukovic -na nona posição, em função das duas vitórias em três largadas do norte-americano nas já citadas 500 Milhas. De toda a forma, o aproveitamento do sujeito é impressionante.

Mais sobre o ranking aqui (Fórum Velocidade, requer inscrição -que é grátis e a turma é boa. Sinta-se convidado) e o ranking completo aqui (em jpg).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: