Pular para o conteúdo
29/01/2011 / Marcio Kohara

Com que roupa/que eu vou… (Ferrari)

…pro samba que você me convidou? (by Noel Rosa)

Seguimos na nossa série de apresentações de pinturas para a temporada. Agora, iniciamos a série na Fórmula 1. A Scuderia Ferrari -com o seu F150- é quem abriu, na manhã de sexta-feira (28), a série de apresentações que precedem a primeira atividade oficial das equipes em pista -os testes em Cheste/Valência, no circuito Ricardo Tormo, na próxima terça-feira. Até terça, mais sete equipes apresentam os seus carros.

Por que F150? A ideia da Ferrari é se apresentar mais italiana do que nunca, e o nome é uma referência ao sesquicentenário (ou o 150º aniversário) da unificação italiana. Há a teoria de que Luca di Montezemolo estaria interessado em concorrer à sucessão de Silvio Berlusconi (sim, à cadeira de Primeiro Ministro da bota), e que il Capo estaria usando a Ferrari para ganhar os corações dos eleitores italianos. A panfletagem chega a níveis constrangedores quando o release do lançamento fala em ‘orgulho italiano’. Mas… É aquela coisa. Para quem vota no dono da Mediaset, não seria assim nada de outro mundo votar em Luca. Agora, que ter o mesmo nome de uma caminhonete (a mais vendida nos EUA) não parece ser um bom precedente… Não parece mesmo. De toda a forma, vida que segue.

Sobre o carro, poucas inovações e surpresas. A pintura segue o mesmo padrão dos últimos anos, com a colocação do novo logo da equipe na tampa do motor -que pode até não querer que lembre, mas, pela posição e disposição de elementos gráficos, lembra o icônico logo dos cigarros Marlboro… Dá para perceber um bico mais alto do que o da F10, algumas mudanças na parte do difusor traseiro -já que o famigerado difusor duplo foi proibido-, uma traseira mais bojuda -para fazer entrar o KERS. E, claro, os sistemas ‘inovadores’ de praxe, como o de flexão da asa traseira -uma das inovações da regra para 2011- e da suspensão traseira -mas que não seria uma cópia do sistema pull rod utilizado por Adrian Neway em sua Red Bull RB06.

Claro, o projeto apresentado, reconheceu o aerodinamicista Nicholas Tombazis, ainda deve receber muitas inovações até a viagem ao Oriente Médio para o pontapé inicial da temporada. Não é para menos, afinal o seguro morreu de velho e, se alguém tem alguma carta na manga que acha que dará uma boa vantagem e que tem certeza que funcionará, não será agora que vai mostrar -para não dar aos copiadores de plantão a oportunidade de imitar o sistema antes da perna asiática. A Ferrari não é diferente das outras neste ponto.

Por outro lado, a Ferrari já deu o cartão de visitas para as equipes adversárias. Já achou as suas brechas e tratou de escancarar na cara dos adversários. Primeiro, se gabando que sub-locou o túnel de vento da Toyota para ajudar na construção do F150 como uma forma de burlar o acordo de limite de funcionamento de túneis de vento. E, a pretexto de ‘dia de filmagem’, botou Fernando Alonso para desfilar a macchina ainda nesta sexta. No sábado? Claro, Felipe Massa desfilará o mesmo equipamento sob o pretexto de ‘shake down‘. E, nessa brincadeira toda, a equipe italiana ganha dois dias de pista, recolhendo dados, para largar na frente dos adversários. Quando a previsão do tempo não é nada animadora para Cheste (promessa de muuuuita chuva para terça e quarta, na primeira sessão de treinos da temporada)… A Ferrari já tem os seus dados no bolso. Esperteza, quando é muita, fica grande e come o dono? A conferir.

Enfim. É o começo da temporada. Estamos de olho.

One Comment

Deixe um comentário
  1. Ron Groo / jan 29 2011 8:47 am

    A Ferrari é aquela mulher que não se importa de repetir roupa em festa. Usa sempre a mesma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: