Skip to content
08/02/2011 / Marcio Kohara

‘Por que o pão s/manteiga é mais caro do que o c/manteiga?’

Bom, o trecho citado acima e que batiza o texto é, na verdade, um trecho de uma piada conhecida aqui no Brasil. Na piada, o comprador vai para uma padaria e, ao perceber o fato, faz a pergunta citada ao padeiro. O padeiro responde que, no pão sem manteiga, o padeiro tem que tirar a manteiga já colocada para servi-la ao gosto do freguês. Foi a esta piada que me remeteu o processo de homologação do Citroen DS3, conforme história contada pela Autosport lusitana.

A FIA exige dos participantes do Mundial de Rali uma homologação do carro que participará do campeonato. O processo de homologação é anual e obrigatório, e serve para evitar a corrida desenfreada de gastos para desenvolvimento dos projetos -e isso não mudou. O que mudou, no caso do novo WRC, é que exigem-se duas homologações -uma para o Super 2000 (tomando como base a versão de rua) e a da versão WRC (com base na Super 2000).

O problema é que a Citroen não pretende entrar no mercado de Super 2000, principalmente porque a sua marca irmã, a Peugeot, já está neste mercado. Na última vez que as duas marcas se sobrepuseram no mundo do rali foi uma confusão só -no WRC entre 1999 e 2003. Por isso, a Citroen não tinha um S2000 para homologação, diferentemente do que aconteceu com Ford e Mini, que já tem prontas as suas versões S2000 para competição (no IRC e nos campeonatos regionais da FIA, por exemplo). Como a Citroen fez para resolver este impasse? Pegou um DS3 WRC pronto e o ‘maquiou’ para homologá-lo como S2000.

Quesnel explicou quais foram as alterações. “Para realizarmos a homologação, apenas retiramos as asas dianteira e traseira do World Rally Car e fizemos pequenos ajustes para que o carro passasse a ser um S2000”. Logo depois, fizeram o processo contrário e o carro homologado estava pronto para o WRC…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: