Skip to content
17/02/2011 / Marcio Kohara

O mundo real arrombando a porta…

Neste final de semana, teríamos a disputa da segunda rodada dupla da GP2 Asia. Mas os acontecimentos extraordinários que assolam o califado do Bahrein não permitem que a corrida seja realizada neste momento. O quebra-pau segue, o Datena segue tendo as imagens pra botar na tela e, pelo menos por enquanto, seguem as mesmas, tanto as moscas quanto… bom, deixa pra lá. Assim, a GP2 Asia desiste de realizar a sua etapa deste final de semana -e os pilotos, equipes e profissionais, que já estavam no califado, devem procurar o aeroporto e orar para que o aeroporto não esteja entre os alvos do protesto.

Ok, vida que segue. Não é exatamente uma surpresa, afinal o noticiário já mostrava a situação ruim por lá -e até um blog como o Col já levantava esta possibilidade. Não precisaria ser um gênio para imaginar que cedo ou tarde tomariam esta decisão. Felizmente nada de mais grave aconteceu e os profissionais da categoria tomam o rumo de casa antes que se envolvam em algum tipo de confusão. O mundo real arromba a programação da GP2. A pergunta que fica é se pode complicar a programação da F1.

Com tudo isso, o campeonato fica numa situação difícil, pra dizer o mínimo. Afinal a última rodada dupla da categoria também seria disputada no circuito do deserto do Sakhir no final de semana da abertura do campeonato mundial de Fórmula 1, nos dias 12 e 13 de março. Vai ter essa rodada final? É bem provavel que não, como também ficam ameaçadas as programações de testes e da abertura da Fórmula 1, marcada para a ilha árabe.

Os indícios são muitos. Em primeiro lugar, parece óbvio que a pressão não vai aliviar até a chegada das equipes ao califado -já na semana que vem, porque teremos alguns dias de testes na semana anterior a abertura do campeonato. Segundo, porque mesmo que a coisa se desanuvie por lá, não parece lógico esperar que a situação se resolva em poucos dias a ponto do Bahrein estar pronto para receber a categoria e a mídia internacional em menos de uma semana. Terceiro, que as equipes da GP2 Asia, que receberam os equipamentos ontem pela manhã, estão empacotando as coisas e caindo fora, o que aumenta as dúvidas sobre a realização da outra etapa daqui a duas semanas.

E, por fim, apesar dos comunicados da Federação local exalando tranquilidade, até mesmo o tio Bernie já apareceu comentando sobre o assunto e levantando a possibilidade de cancelamento. Convenhamos, o que Ecclestone não faria não fosse a situação bem séria -afinal, jogar este tipo de dúvida só trás prejuízos futuros. A venda de ingressos é comprometida, a audiência fica confusa e cai… Ou seja, só preju. Ou seja, se o Harry Potter octogenár Bernie levantou a possibilidade de cancelamento, mesmo que esteja marcada para a próxima semana, as chances de cancelamento são grandes.

Por fim, só um comentário. Falam de uma suposta irresponsabilidade do Robert Kubica, que resolveu pegar um carro de rali, acabou batendo e se machucou seriamente. Só queria entender como é que um organizador mantém um evento internacional marcado até a véspera sendo que uma revolução acontece no lado de fora do circuito. A confusão começou no final de semana passada. Ok, não é a Fórmula 1 e temos que parar com essa visão imperialista de que uma corrida qualquer faz o mundo parar. Mas são pessoas que nada tinham a ver com a confusão e corriam risco de levar um tiro, ser sequestrado e tal. Aí ninguém fala?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: