Pular para o conteúdo
04/05/2011 / Marcio Kohara

Ressocializar criminosos é a solução?

Eis que Mike Coughlan está de volta. Assinou com a Williams e assume a chefia de engenharia do time a partir da temporada que vem. Trás de volta o escândalo de espionagem entre Ferrari e Mclaren, mas por outro lado não seria justo que pague por este ‘crime’ ad-eternum. Em algum momento a ‘ressocialização’ deveria ser feita. E ele aparece no meio de um verdadeiro furacão no comando da equipe inglesa, em crise devido aos péssimos resultados na primeira perna oriental da temporada. Além da chegada de Coughlan, foram anunciadas as saídas do diretor técnico Sam Michael e o chefe de aerodinâmica Jon Tomlinson do cargo no final da temporada.

A crise da Williams não é de hoje, na verdade. É um processo de decadência que vem se arrastando desde meados da última década, depois que a equipe inglesa resolveu dar o seu brado de independência e se desligar da BMW em 2005. Desde então, do status de equipe grande, campeã do mundo inúmeras vezes, a Williams vem decaindo a olhos vistos. E isso coincide com a gestão de Adam Parr e Sam Michael, que vinham assumindo funções de gestão enquanto Patrick Head e Frank Williams iam deixando o comando da equipe. Se é apenas uma coincidência, não dá para afirmar. Mas que isso tem acontecido, é fato. E a crise deste início de temporada, se não é o principal fator causador das mudanças, é uma mostra que a Williams parece estar ficando para trás.

Adam Parr ofereceu a sua cabeça para Frank, Patrick e Toto Wolf (os sócios controladores da equipe). Mas a sua renúncia não foi aceita. Já Michael e Tomlinson foram degolados. Para assumir o bonde técnico da Williams, que anda sem controle -não apenas sem freio-, precisavam de um maquinista experiente. E um engenheiro com experiência em funções de comando na Fórmula 1 e que estava à margem do mercado depois de pagar a sua punição. Parece ser uma boa solução -e econômica, ao estilo Williams.

Se vai dar certo, não se sabe, já que Coughlan vai completar quatro anos sem estar envolto no monto da Fórmula 1 e deve estar desatualizado para uma categoria que evolui a cada momento. Tá certo que ele esteve envolvido no esforço da Stefan GP para entrar na Fórmula 1, mas isso não pode ser considerado uma experiência na categoria. A prova de fogo de Coughlan é esta. Será que ele tem cacife para segurar o bonde? Frank, Pat e Toto esperam que sim.

4 Comentários

Deixe um comentário
  1. marcos / maio 4 2011 3:16 pm

    eu tb espero que sim 🙂
    enfim, vc frisou bem que a crise é de muito tempo, não vem de hoje como muitos noticiam, e pra mim isso era algo q era pra ser feito já há tempos, Sam Michael não conseguiu ser o chefe pra reestruturação da Williams, por mais que Frank e Patrick estejam na williams, a idade pesou e não pra correr atrás com aquele vigor de 15,20 anos atrás. Enfim, tem que mudar e pra melhor porque pior do que tá, só mesmo se fechar as portas.

    • Marcio Kohara / maio 4 2011 8:24 pm

      Tem gente da imprensa falando que é por causa dos maus resultados desse ano. Achei um absurdo quando ouvi isso.

      Abraço.

  2. Ron Groo / maio 4 2011 5:10 pm

    Eu particularmente acho que o que fizeram aqueles caras da Renault é bem pior do que roubar um projeto que no fim, seria copiado por todo mundo mesmo. Ou não… Já que o carro era meia boca.

    Se ele arrumar a equipe, beleza, se não. rua.

    E como você mesmo diz, não tem santo na categoria. Ele não seria nem o primeiro e nem o ultimo safado a andar por lá.

    • Marcio Kohara / maio 4 2011 8:24 pm

      Isso é verdade. Não seria o primeiro. Mas que sempre vai carregar o rótulo, vai.

      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: