Pular para o conteúdo
13/05/2011 / Marcio Kohara

Formula 1 em oito cenários legais (nenhum tilkodromo)

Bom, aqui tenho certeza que não postei. Mas alguém já deve ter feito algum levantamento deste tipo, de carros de Fórmula 1 correndo em circuitos legais que não fazem parte do calendário da categoria pelo mundo. De toda a forma, vou postar…

Aqui entre nós, se teve alguma coisa legal que o marketing moderno e a popularização da Fórmula 1 fizeram é esse negócio de colocar os carros da categoria correndo em locais legais, saciando a curiosidade dos fãs da categoria.

Tenho quase certeza que estou esquecendo de algumas ações do tipo, de que esta lista está incompleta. Mas serve como uma listinha inicial bacana. Vamos nessa?

1 ) Nurburgring Nordschleife

Por mais de 30 anos, o sonho de consumo dos fãs da categoria era ver a Fórmula 1 de volta ao ‘Inferno Verde’. Competitivamente é impossível, já que os carros da Fórmula 1 atual decolariam em alguns pontos da pista. Mas a BMW-Sauber saciou a curiosidade dos torcedores ao enviar Nick Heidfeld a Nurburg.

2 ) Mount Panorama

Essa é do começo do ano. Jenson Button foi levado a uma das mais iconicas pistas da Austrália numa ação promocional da operadora de telefones Vodafone. Mount Panorama, na cidade de Bathurst, merecia a visita dos carros mais rápidos do mundo.

3 ) Laguna Seca

Quem andou por Laguna Seca -e percorreu a lendária ‘Saca Rolhas’- foi a Toyota. Ricardo Zonta guiou o carro da equipe nipo-germânica na pista norte-americana.

4 ) Bonneville

Não é exatamente uma pista, mas Bonneville é o templo da velocidade final no mundo. A BAR-Honda esteve por lá dando as suas aceleradas -e batendo o recorde de velocidade final de um carro de Fórmula 1. Uma bobagem, mas enfim, vale pelo registro.

5 ) Top Gear Track:

O programa automotivo de TV mais famoso do mundo também já realizou uma Power Lap com um carro de Fórmula 1. O carro era o Renault R24, utilizado pela equipe em 2004. O tempo? 59s -para se ter uma ideia, os carros de rua mais rápidos da lista são o Ariel Atom, com 1m15s1 e o Bugatti Veyron, com 1m16s8.

6 ) Barbagallo / Perth:

Ok, não é das pistas mais famosas. Pelo contrário. Traçado simples, video ruim… Por que este vídeo está aqui? Não sei. Talvez porque eu goste de Perth, a metrópole mais isolada do mundo.

Por fim, dois estranhos no ninho, porque não são advindos de ações de marketing:

7 ) Portimão:

Um estranho no ninho porque não é uma ação de marketing. Mas a pista do sul de Portugal também é uma pista legal. Vira e mexe é apostada, junto com Potrero de los Fuñes como um dos melhores projetos não ‘tilkeanos’ dos últimos anos. Mas, diferente da pista argentina, já recebeu a Fórmula 1.

8 ) Elkhart Lake / Road America:

Acho que Road America é a mais interessante das pistas americanas. Diferente de Indianápolis, não sobrevive por causa do nome e do lugar (falo do traçado misto), diferente de Laguna Seca, não se torna lendária por causa de uma curva. A pista é desafiadora, seletiva, veloz. E tem uma curva tão bacana quanto o ‘Saca rolhas’, o Carrossel, uma curva de alta velocidade em descida. Aqui, um moleque de 15 anos faz o seu track day num Benetton.

PS. Não inclui vídeos de F1 no gelo, na água, nas ruas, etc, porque não se enquadra no tema de pistas. Depois, quando der na telha, faço um apanhado destes.

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. marcos / maio 14 2011 10:05 am

    essa de Road america não conhecia. Realmente, esse circuito é um dos meus preferidos, assim como Mount panorama, seriam ótimas psitas pra F1. uma pena que só tilkodromo entra na F1 hoje em dia…

  2. Ron Groo / maio 17 2011 3:56 pm

    Só pista bacana… Mas eu tenho uma queda por Laguna Seca que nem eu consigo entender.

    Gosto do Inferno Verde também, mas o Heidfeld, por razões óbvias, andou devagar lá… queria ver disputa lá…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: