Skip to content
08/06/2011 / Marcio Kohara

O acerto da FIA

Uma das coisas mais legais que foram anunciadas entre as decisões do Conselho Mundial da FIA foi a instituição do Campeonato Mundial de Endurance. Em linhas gerais, é a volta do que era conhecido como Campeonato Mundial de Esporte-Protótipos, que foi até a década de 1980 um dos grandes campeonatos que a FIA chancelava -junto com o Mundial de Rali e o de Fórmula 1-, mas no início da era Max Mosley, o tradicionalíssimo Grupo C foi reduzido a pó. Claro que isso quase não foi comentado, afinal a mídia só se preocupa com Fórmula 1 e a polêmica volta do Bahrein ao calendário do circo ocupa as manchetes.

Na era Max, o protótipos praticamente foram extintos depois de uma mudança maluca de regulamento tomada sem consulta prévia. Foi tática semelhante a utilizada para tentar acabar com o WRC anos depois. No fim, o Mundial de Carros Esportes, que envolvia os protótipos do Grupo C, acabou em 1993 -com os seus nomes mais proeminentes, como Peugeot, Mercedes, Tom Walkinshaw e Petter Sauber indo parar na Fórmula 1.

Mas, graças ao esforço da ACO (Automobile Club d’Ouest), a organizadora das 24 Horas de Le Mans, os protótipos seguiram em atividade tendo o clássico francês como principal evento do ano. Assim, a ACO promoveu duas categorias continentais (a Le Mans Series, mais europeia, e a American Le Mans Series, norte-americana). Nos últimos anos, as duas séries se fortaleceram e acabaram por culminar na série Internacional surgida pela união das duas, a International Le Mans Cup. Com o bom trabalho realizado, a FIA voltou a se interessar pelos protótipos e anunciou que irá chancelar o ILMC, alterando a denominação e restaurando o Mundial de Carros Esporte, agora chamado de Mundial de Endurance.

Resta saber como será feito este campeonato, quem dará as cartas no campeonato. Se, por exemplo, ele segue englobando a turma do Gran Turismo (Ferraris, Lamborghinis, Porsches, etc), que tem um campeonato específico chancelado pela FIA, o FIA GT1, que será reformulado a partir do ano que vem. As linhas gerais do campeonato devem ser dadas num anuncio conjunto entre a ACO e a FIA.

O fato é que a gestão Jean Todt no comando da FIA tem sido muito interessante para quem não acha que o automobilismo se resume à Fórmula 1, isso tem. E, por isso mesmo, por tirar este posto de prima donna da ‘sua’ categoria, tem sofrido a oposição de Bernie Ecclestone.

Por fim, fica um vídeo relembrando o brasileiro que foi campeão mundial de Esportes Protótipos em 1987. Raul Boesel, com um Jaguar XJR-8 da equipe gerida por Tom Walkinshaw, vence os 1000km de Donnington Park no vídeo abaixo.

Anúncios

One Comment

Deixe um comentário
  1. Miguel / jun 9 2011 3:26 pm

    Caro Márcio,

    Fico muito contente com esta noticia, visto que automobilismo não é só Formula 1 .
    Pelo que percebo, o campeonato do Mundo de Endurance já foi confirmado para 2012 sendo uma organização conjunta da FIA e do Automobile Club de l’Ouest – ACO, estão incluidos os actuais LMP1 e LMP2 e aGT (Ferraris, Lamborghinis, Porsches, Audis, Aston Martins, Lotus).
    E sendo este fim de semana as 24h de Le mans, já sei que vou passar muitas horas a assistir ao eurosport, espero uma grande luta Audi VS Peugeot e que ganhe o Pedro Lamy.

    Cumprimentos, Miguel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: