Pular para o conteúdo
14/12/2011 / Marcio Kohara

Cortem-lhes a cabeça!

Eis que a Toro Rosso resolveu anunciar a sua dupla de pilotos para 2012. Daniel Ricciardo e Jean Eric Vergne recebem a melhor notícia que ambos poderiam receber nessa época de final de ano, enquanto Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi engrossam os números das estatísticas de desemprego, junto com Colin Kolles, Bruno Senna, Nick Heidfeld, Vitaly Petrov, Jerome D’Ambrosio… Claro, parece uma insensibilidade fazer isso com pilotos que vinham relativamente bem em seus carros. Principalmente Jaime Alguersuari, que marcou 26 pontos e teve alguns bons desempenhos no decorrer do ano, mas Sebastian Buemi também não fez tão feio assim e até poderia ser mantido.

Fazê-los engrossar a fila do desemprego nesta festa do ano fará o natal da família deles mais infeliz, certo? Certo, mas aqui é Fórmula 1. A vida é dura, a Fórmula 1 é dura e a Red Bull é mais dura ainda com os pilotos da Toro Rosso. É uma tradição da equipe, vide a dispensa de Sebastien Bourdais e Scott Speed, defenestrados da equipe como pulgas em cachorro. Uma declaração de Helmut Marko chama a atenção: ‘Queremos o novo Vettel’. Ou seja, não queremos qualquer um pra subir da Toro Rosso para a Red Bull.

Tem o outro lado também. Por que não seria uma boa ideia a Red Bull colocar Daniel Ricciardo e Jean Eric Vergne para andar num ambiente controlado, que a gigante austríaca tem total controle? Afinal de contas, tanto Alguersuari quanto Buemi, se não foram desastres nas últimas temporadas, também estiveram longe de fazer da Toro Rosso uma equipe competitiva, frequentadora de pódios e até mesmo vencedora, feito que é atribuido a Vettel naquela segunda metade da temporada de 2008. Ou seja, campanhas ‘honestas’ não justificam o investimento e, sendo assim, a porta da rua é serventia da casa para os que não vencem -Scott Speed, Vitantonio Liuzzi, Christian Klien, Sebastien Bourdais tem a marca da bota no traseiro e sabem dessa política como poucos.

Claro, se por um lado a Red Bull investe dinheiro em duas equipes de Fórmula 1 em seu projeto na categoria -sem contar o tamanho do projeto de automobilismo nas categorias de base, que emprega dezenas de pilotos mas mais diversas categorias escola do globo-, ela se dá ao luxo de cobrar dos pilotos resultados além do esperado e, se eles não são alcançados, Dietrich Mateschitz tem um arroubo de rainha vermelha do País das Maravilhas. Injusto? Pode até ser, mas a grana é dele, a equipe é dele e… Bom, pelo menos um dos pilotos escapou da degola para se tornar o maior de todos. Ele não está de todo errado.

Quanto ao futuro que espera Jaime Alguersuari e Sebastian Buemi? O espanhol tem a chance de seguir os passos de Vitantonio Liuzzi (que, este sim, parece que já era) e tentar a vaga no exílio siberiano da Hispania, ainda mais se considerando que é espanhol como a equipe pretende se mostrar a partir de agora. E Sebastian Buemi… Se complicou de vez, mas pode tentar cavar uma vaga na Caterham ou na Williams se quiser se manter na Fórmula 1, ou então tentar reconstruir a sua carreira em outra categoria -o WEC, Mundial de Endurance seria uma alternativa.

E, se nada disso der certo, como bem lembrou o @GrandPrixDiary no twitter, os dois tem carreiras promissoras fora do automobilismo. Um está bem estabelecido como DJ e pode tentar a carreira musical. O outro sempre é um forte candidato no famoso concurso ‘Muso da real beleza’ organizado pelo Marcos Antonio do Blog GPSeries (que merece ser visitado) e pode tentar a carreira no mundo fashion, não é mesmo?

3 Comentários

Deixe um comentário
  1. Ron Groo / dez 14 2011 8:23 pm

    O Ico deu uma explicação para o dia de “rainha louca” vivido na Toro Rosso.
    Ele disse que é possível melhorar Alguersuari para que ele seja um novo Webber, mas o povo da Red Bull não quer novos Webbers, e sim novos Vettel.

    E eu perguntei se os dois novos pilotos tem perfil, ou talento, para serem isto.

  2. marcos / dez 15 2011 4:21 pm

    eles querem um novo Vettel. Mas um novo Vettel não surge todo dia. E não duvido que se esses dois não mostrarem resultados, eles serão cortados também.

    é, e o Buemi agora nem pra competição do muso vai poder participar…rs

  3. dieta / jan 11 2012 12:47 am

    Sou apenas mais um viciado nesta categoria máxima que me surpreende mais um bocado todos os dias desde os meus 5 ou 6 anos. Todas as novidades deste grande circo que é a F1 tentarão ser reproduzidas o mais fielmente possível. Os meus pilotos favoritos são Sebastian Vettel, Felipe Massa, Kamui Kobayashi, Nico Hulkenberg, Paul di Resta e Heikki Kovalainen, e podem chegar a notar isso nos artigos do blog. Tirando pilotos de F1, estou sempre a apoiar os pilotos portugueses por aí fora, e gosto cada vez mais de António Félix da Costa, o único piloto que me faz acreditar numa vitória portuguesa na F1. Estou a pensar em tornar-me jornalista, porque gosto de escrever, e quem sabe poderei ligar-me á F1 através dessa profissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: