Pular para o conteúdo
18/01/2012 / Marcio Kohara

Guia de mídia – WRC – Monte Carlo

Nesta quarta-feira começou a temporada 2012 do Campeonato Mundial de Rali da FIA, o WRC. E começa da melhor forma possível, com o Rallye Monte Carlo voltando a receber a abertura da temporada. É a volta do rali mais popular do mundo ao principal campeonato de rali do mundo. Claro que a pergunta que fica é como é que deixaram Monte sair do campeonato -e a resposta é a politicagem da FIA, em conjunto com a pouca abertura do promotor…
Os fãs esperam que este seja um dos pontos de partida para tempos melhores do Mundial. Pelo menos melhor que a inter-temporada, que viu crises graves acontecerem e serem remediadas. Primeiro foi a indefinição sobre a permanência da Ford no Mundial, depois foi uma novela mais dramática sobre a permanência da Mini e, por fim, a crise da mudança do detentor dos direitos promocionais da categoria que quase comprometeu a disputa da abertura da temporada. Já que a inglesa North One não pôde cumprir as exigências da FIA, o canal francês Eurosport (também promotor do Mundial de Turismo -WTCC- e do International Rallye Challenge -IRC) assume, pelo menos temporariamente, a promoção do WRC -e deve fechar um contrato de pelo menos três anos com a FIA, é o que indicam os rumores.
Isso significa que existem alguns percalços midiáticos ainda não totalmente resolvidos, como a indefinição sobre como e quem transmitirá o Campeonato na televisão, como ficam as questões dos patrocínios já pagos ao antigo promotor, os contratos com fornecedores, como o de cronometragem com a Stage 1 Technologies, além das mudanças de hábitos, como a não utilização, neste primeiro momento, do website oficial da categoria, o wrc.com -que, se não é o site mais eficiente do mundo, pelo menos trazia as informações relativamente em organizadas. Mas, claro, nada que irá prejudicar a realização do evento em si, mas o acompanhamento dele pelo público. Mas deixo algumas sugestões para acompanhar o rali.

As crises estão (relativamente) resolvidas e tudo o que os fãs querem, depois de uma inter temporada complicada dessas é carro da pista, não é mesmo? Então, pé da direita a postos e olhos e ouvidos atentos. O campeonato começa em 5, 4, 3, 2…

Onde acompanhar:

Live Timing:

Citroen Racing (recomendado)

Best of rally

Televisão (ao menos o Rallye Monte Carlo): Canal por assinatura Speed: especiais de meia hora a cada dia do rali (ainda sem horário definido) com comentários de Thiago Alves. Programação.

WebRadio: worldrallyradio.com – programação diária durante as especiais, em inglês

Twitter oficiais: @citroenracing @fordwrc @minimotorsport @prodrive

Twitter não oficiais (informações):
Em inglês: @maxrally @paddocknews @voiceofrally @MudSnowandTar
Em francês (e inglês): @traxx_wif @planetemarcus
Em português: @tazioautosport @rallymaniapt @speeder_76 @thiagoalvescar

 (trecho de serviço da coluna do Tazio desta semana. Veja a apresentação mais detalhada da temporada, com as novidades das equipes, características de Monte e favoritos clicando aqui)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: