Skip to content
21/01/2012 / Marcio Kohara

Hoje é dia de Col de Turini, bebê

Peço desculpas por começar o texto, assim. Eu já estou começando a me cansar dos memes da internet e imagino que os cinco amigos do Col possam pensar da mesma forma. Mas, de toda a forma, como este é um meme de uns quatro meses atrás, na pior das hipóteses vou ser chamado de velho ou desantenado, o que não é exatamente ruim nestes dias.

Mas hoje é o dia em que os participantes do Rallye Monte Carlo passarão pelo mítico Col de Turini. O trecho mais famoso do rali de velocidade mundial e que fez muita falta nos três anos em que não esteve no campeonato. Imagine um campeonato de Fórmula 1 tolhido da graça do GP de Mônaco e da emoção do GP da Bélgica. É mais ou menos o que Max Mosley fez com o WRC em sua tétrica passagem pela Presidência da FIA.

Mas falava do Col de Turini. As duas passagens por Moulinet – La Bollene Vesubie serão o pano de fundo para este momento histórico do Rallye Monte Carlo. E, para melhorar, ainda numa passagem noturna, o que não vinha acontecendo há algum tempo, mesmo com Monte Carlo no WRC. Para relembrar a história e admirar o trecho onde os carros, esgrimindo os fachos de luz, sobem e descem o morro num asfalto com aderência de um piso ensaboado e no fio da navalha, tentando andar o mais rápido possível.

E sem contar que o rali é a modalidade do povo no automobilismo. Diferente do vendedor de carros que não gosta de rali porque suja os seus sapatos de couro italiano. E, melhor ainda, sem precisar pagar os ingressos para este mesmo panaca. A galera reunida sobre o morro, festejando junta, fazendo festa, num espetáculo além do de dentro da pista.

É sobre isso que estamos falando.

OBS. Ano passado postei um texto sobre a passagem do WRC pelo Col. Mas se você estiver com mais 20 minutos sobrando, veja o trabalho feito por Petter Solberg em 2002. Outra dica é a do Julio Cezar Kronbauer, que sugeriu a passagem do mito Colin McRae pelo trecho na mesma edição.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: