Skip to content

Col de Turini – Prólogo

O que é Col de Turini?

Col de Turini é o passo de montanha -ponto mais alto entre o cume de duas montanhas- mais alto dos Alpes. Fica situado no sul da França, na cidade de Sospel, no departamento dos Alpes-Maritimos (no extremo sudoeste francês). E é ele quem batiza o estágio mais famoso do rali mundial. Faz parte do Rally Monte Carlo, o mais chamoso e tradicional rali de velocidade do calendário mundial -que hoje faz parte do calendário do International Rally Challenge.

Sua fama não é injustificada. Os carros sobem e descem da montanha a toda velocidade, percorrendo inúmeros cotovelos na estreita estrada na subida dos Alpes. Fácil? Nem um pouco. E, para piorar, o estágio é disputado no inverno, ou seja, normalmente a passagem pelo trecho acontece sobre o asfalto congelado -quando não está coberto por neve-, uma mistura mortal que deixa o asfalto praticamente sem aderência, o que deixa a condição de disputa ainda mais desafiadora. Nos últimos anos, uma velha tradição do rali voltou, e o trecho voltou a ser disputado no período noturno.

Por toda esta tradição e este desafio, Col de Turini vive no imaginário dos fãs de velocidade de todo o mundo.

Veja algumas imagens da passagem deste fabuloso estágio (nos vídeos, uma reportagem de 1995, outra atual, mostrando o Audi Quattro, guiado por Walter Rorhl e duas passagens onboard. Uma do mestre Sebastien Loeb em 2002 e outra da última edição do rali, em 2010.

Por toda esta fama, merece aqui deste blog uma singela homenagem.

E o blog vai falar apenas sobre rali?

Não. Pelo contrário. Falaremos sobre o esporte a motor em geral. Sim! Fórmula 1, MotoGP… Estaremos no asfalto também. Até a Indy, se for o caso. Normalmente falaremos sobre as grandes categorias do esporte a motor mundial, já que o automobilismo nacional vai de mal a pior. Mas claro que pretendemos escrever sobre terras brasileiras quando for assunto também.

Também publicarei por aqui minhas colunas e meus textos sobre as corridas.

E quem é você?

Marcio Kohara. Jornalista, fanático por esporte a motor e por outros esportes sem ser a motor também. Odeia o pachequismo exacerbado reinante na imprensa, que trata o esporte de forma superficial. Adora ponkans doces e maçãs (tecnológicas)…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: