Pular para o conteúdo
21/02/2012 / Marcio Kohara

Band e o congestionamento da grade

Eis que a Bandeirantes anunciou no final da última semana que o programa ‘Pânico na TV’ passa a fazer parte do rol de atracões do canal. Segundo o que foi anunciado, o horário de exibição será mantido (fim de tarde/começo de noite) e a atracao estréia junto com a nova programacao da rede de televisao paulista, em Março próximo. Uma boa noticia para a emissora, que tinha problemas para segurar a audiência depois dos jogos dos campeonatos estaduais e nacionais de futebol cujos direitos a Band compartilha com a Globo.

‘Tá. Mas porque o escriba gasta linhas para escrever sobre um programa pretensamente engradadinho, cujo prazo de validade venceu, num blog que se diz ter o automobilismo como tema?’ deve estar se perguntando o amigo do Col. Bem, a preocupação, na realidade, se volta para quem pode perder espaço na programação da Band. E um dos alvos pode ser justamente a Formula Indy, que teoricamente é o carro chefe da programação do automobilismo da emissora.

Claro. A possível chegada de Rubens Barrichello à categoria pode trazer a Indy uma atenção que ela não teve nos últimos 19 anos. Não digo que seria comparável a chegada de Nigel Mansell porque o Leão tinha acabado de conquistar um título na Formula 1, mas é o momento que a Indy consegue o maior destaque internacional desde então. Não é sempre que se recebe um dos grandes nomes da Fórmula 1 dos últimos anos e pode tê-lo em sua categoria.

Só que a chegada do ‘Pânico na TV’ aumenta a concorrência dentro da emissora, congestionando a já concorrida programação de final de tarde de domingo da emissora. E, mesmo que Rubens Barrichello seja um sujeito altamente conhecido do grande público, não seria capaz de fazer da Indy um dínamo de audiência e ser capaz de bater o futebol e o Pânico na audiência – justificando a exibição das corridas ao vivo, 90% delas com largada entre as 15h e 17h, coincidindo com o horário tradicional do futebol.

Ou seja, não seria surpresa que a Indy voltasse aos primórdios da IRL no SBT e passasse um VT congelado, à noite, antes do inexpressivo Canal Livre (lá pelas 22h, 22h30, dependendo da audiência do Pânico). Tanto não seria que não foi, afinal na última temporada as corridas eram transmitidas neste esquema, depois do Terceiro Tempo (programa de merchands que serve como fechamento da rodada de futebol).

Por outro lado, também existem rumores de que a Bandeirantes poderia estar perdendo o pacote de futebol para o SBT. Seria uma vingança por parte da Globo -que repassa os direitos para a Band- por uma eventual negociação do canal por assinatura BandSports para a Fox -em troca de dinheiro e preferência do desejado pacote de filmes e da Copa Libertadores para TV aberta. Nada foi oficializado, mas as negociações existem/teriam existido.

Para os fãs do automobilismo, a vingaça global seria uma noticia positiva, já que liberaria a grade da Band para exibir um produto que tem sido, historicamente, ‘escanteiado’ pela emissora, apesar do tratamento de destaque da programação que a Indy tem.

Por outro lado, para os poucos assinantes do BandSports, a chegada de Rubens à Indy pode ser considerada como uma notícia positiva. Afinal, significaria que as corridas da Indy seriam transmitidas ao vivo, não importando o horário que sejam realizadas. Seria um alento para uma categoria que teve que ceder espaço para a transmissão de eventos esdrúxulos como o Campeonato Português de futebol no ano que passou – o que indica a queda de interesse da categoria nos últimos anos.

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. Ron Groo / fev 21 2012 1:25 pm

    E nem a presença do boquirroto por lá ajudaria os fãs então… Ou seja, ninguém na emissora liga realmente pra Indy, deveriam vender os direitos pra Rede Tv, pra compensar a perda do Pânico…

    • Marcio Kohara / fev 21 2012 10:11 pm

      O problema é que a RedeTV tá mais enrolada que qualquer coisa. Não fosse por isso, até que seria uma boa mesmo.

Deixe um comentário