Pular para o conteúdo
30/03/2011 / Marcio Kohara

Umas palavras sobre a estreia da Mini e de Daniel Oliveira

 

Façamos, então, uma análise final sobre os resultados do Rali de Portugal para a Mini e para Daniel Olveira.

Claro, é necessario termos paciência com ambos antes de cobrarmos qualquer tipo de resultados de ambos. Afinal, trata-se de um projeto ainda inicial e que tem as suas dificuldades. A Prodrive levou o seu Mini Countryman John Cooper Works para a Península Ibérica pensando em colher informações para a parte final do desenvolvimento do seu projeto. E teve um bom rali, se considermos que trata-se de um carro que ainda terá os seus retoques finais e que será desenvolvido com calma no decorrer desta temporada.

Ok. Não chegou ao final da prova com nenhum dos dois carros e teve diversos problemas mecânicos e elétricos no decorrer ao final de semana. Ou seja, a confiabilidade ainda não está a pleno. Mas Armindo Araújo chegou a estar na sétima posição no sábado, o que é um feito respeitável para um carro que fazia a sua primeira aparição -e com tantos concorrentes mais fortes na disputa, entre Fords e Citroens. É um fator que nos faz imaginar que trata-se de um ótimo projeto, bem nascido, que tem potencial para ir longe -afinal, a confiabilidade é algo que vai se adquirindo conforme o tempo passa (é um processo que a Prodrive está careca de saber como é feito). E, por tudo isso, a Mini deixa Portugal dando a impressão de que tem condições de brigar por pódios, vitórias e até títulos em prazo curto -coisa de um ano ou dois.

Com relação a Daniel Oliveira, os resultados não eram o mais importante. O baiano andou entre os 20 primeiros, um pouco mais ou um pouco menos. No rali, a curva de aprendizado é lenta, então não há como exigir melhores resultados do brasileiro. O importante é que ele acumule o máximo de quilometragem que puder -e isso ele fez, apesar do erro no Power Stage que impediu que figurasse na classificação final. Enfim, o primeiro capítulo foi bom. tomara que os seguintes também o sejam.

E, para a Mini, o próximo capítulo tem data marcada. É no primeiro final de semana do mês de maio, no Rali da Itália/Sardenha.

(publicado originalmente no PodiumGP)

Deixe um comentário