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19/02/2011 / Marcio Kohara

Algumas informações pós Suécia

O WRC andou um tanto agitado nesta semana pós rali da Suécia. Façamos uma atualização de toda a brincadeira.

As equipes estão preocupadas com os pneus. A mudança de fornecedor para esta temporada -da Pirelli para Michelin- provocou mudanças na forma como as equipes usam os pneus. E, pelo menos os compostos especiais para neve não eram dos mais resistentes. A Ford usou bastante pressão em seus compostos e não teve problemas, mas, a Citroen apostou numa calibragem com menos pressão e sofreu em todo o final de semana. Se bem que os pneus de neve só foram utilizados neste último final de semana. Mas as equipes estão preocupadas. Se os pneus para terra e asfalto seguirem as mesmas especificações, as equipes vão sofrer.

A única definição da semana foi a confirmação de que Armindo Araújo também participará da temporada do WRC, correndo com o Mini Countryman. O calendário de Araújo será o mesmo de Daniel Oliveira. Correrá dez etapas do Mundial, iniciando a sua campanha no Rali de Portugal. Estreia com um carro S2000 da nova geração -a ser homologado no inicio de Março-, mas depois que o Countryman WRC estiver disponível -fim do mesmo mês- passa a competir com esta versão.

A Volkswagen entrar na categoria já em 2012 não é exatamente uma novidade, mas, cada vez mais, é tratada como uma certeza. Desta vez, inclusive, existe a informação de que os alemães estariam contratando mão de obra especializada na Suécia -e que rumores indicando que os pilotos escolhidos para a primeira temporada da equipe seriam Petter Solberg e Nasser Al-Attyah.

E a história interessante da semana foi a entrevista com Oliver Quesnel -chefe de equipe da Citroen- publicada na revista Autosport desta semana. Segundo o francês, a North One, a promotora do campeonato, passou por imensas dificuldades financeiras nestes últimos anos, estando ameaçada de quebrar, justificando um pouco o mau trabalho de promoção do campeonato. E que Vladmir Antonov -o uzbeque dono do lituano Banco Snoras, que esteve envolvido na ação de venda da equipe Renault de Fórmula 1- entrou com uma boa grana para evitar a quebra da North One. Antonov também está ligado à marca sueca Saab -gerida pela Spyker-, e um investimento desta monta seria um bom indício de que o uzbeque estaria interessado em entrar no WRC com a sua marca. Pelo menos Quesnel deixou claro que acredita nisso -e está otimista com o futuro da categoria para os próximos anos.

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